Legislação Trabalhista: Porquê Existe E Quais Benefícios

Legislação Trabalhista: Porquê Existe E Quais Benefícios

Informações Gerais Sobre Legislação Trabalhista

A legislação trabalhista refere-se a um conjunto de leis que regulam as relações entre empregadores e empregados. Embora a maior parte dessas leis seja geralmente projetada para proteger os trabalhadores, também existem algumas regulamentações impostas aos trabalhadores.

As questões abordadas pelas leis trabalhistas incluem discriminação, idade legal para trabalhar e condições de trabalho seguras. As violações das leis trabalhistas são geralmente questões civis, que são tratadas em tribunais civis ou por meio de procedimentos administrativos.

Sem regulamentos, inúmeros problemas e conflitos podem surgir em uma relação empregador-empregado.

Geralmente, os trabalhadores correm o maior risco de serem tratados de forma injusta, injusta ou desumana. Para evitar que isso aconteça, em muitas sociedades existem leis que ditam os elementos essenciais da relação de trabalho. Isso inclui questões como salários mínimos, condições de trabalho seguras e discriminação.

A prevalência da legislação laboral deve-se, em grande parte, a incidentes ocorridos no passado. Há uma quantidade substancial de história registrada que detalha a maneira pela qual os funcionários foram maltratados ao longo do tempo.

Infelizmente, devido à falta de legislação trabalhista ou à incapacidade de aplicá-la, ainda existem condições adversas no presente em alguns lugares.

Inconsistência Das Legislações Trabalhistas No Mundo

A legislação trabalhista não é consistente globalmente. Os direitos e regulamentos impostos a empregadores e empregados em um local podem diferir drasticamente daqueles que são aplicáveis ​​em outro local. Em alguns casos, essas leis permitem que as pessoas sejam tratadas de forma diferente, mesmo dentro de uma jurisdição.

Por exemplo, em alguns estados dos EUA, os funcionários têm direito a benefícios de compensação de trabalhadores somente se seus empregadores tiverem mais do que um número especificado de trabalhadores na folha de pagamento.

Os governos reconhecem que, em alguns casos, os empregadores podem ser vítimas se não forem tomadas medidas preventivas. Por exemplo, se não houvesse regulamentos sobre como os funcionários feridos lidam com seus casos, existe uma grande probabilidade de que muitos tentem abusar do sistema de compensação dos trabalhadores. Como tal, geralmente existem regras que determinam quanto tempo uma pessoa tem para relatar uma lesão e as circunstâncias, como intoxicação, que a impedem de receber benefícios.

Normalmente, a culpada é punida com danos econômicos ou com ordens que a proíbam ou obriguem a agir de determinada maneira. Isso nem sempre é o caso, no entanto, às vezes, as violações são tão grosseiras ou negligentes que um tribunal impõe consequências severas à parte culpada. Nestes casos a busca por um profissional adequado, um bom advogado ou escritório de advocacia é essencial.

Por Que Existe A Legislação Trabalhista?

A ideia de que todos os funcionários são tratados de forma justa e respeitosa é uma extensão natural da igualdade. As leis trabalhistas se desenvolvem com base na necessidade à medida que a sociedade muda. A legislação trabalhista faz de tudo, desde a garantia de pagamento justo até a proteção contra o trabalho infantil forçado, e há benefícios ocultos adicionais.

Por exemplo, estabelecer um salário mínimo federal ajusta e equilibra nossa economia geral.

Antes das leis trabalhistas, os funcionários frequentemente trabalhavam horas extras sem remuneração extra. Então, as leis estabeleceram uma semana de trabalho de 40 horas e exigiram que as empresas pagassem horas extras.

Essas leis também beneficiaram os empregadores, aumentando a saúde geral e a satisfação no trabalho e a retenção de funcionários.

Embora a maioria das leis trabalhistas seja escrita principalmente para proteger o trabalhador, elas também equalizam a concorrência pela contratação de funcionários entre as empresas. Um pacote de benefícios claro e atraente atrai os trabalhadores e define a responsabilidade da empresa.

As leis trabalhistas também simplificam o processo de contratação, definindo expectativas legais concisas entre empresa e funcionário.

Eles estabilizam a relação entre empregador e empregado e estabelecem um padrão que todo trabalhador pode esperar em qualquer trabalho. Além disso, como as leis abordaram a segurança no local de trabalho, a discriminação e a igualdade de remuneração, houve um aumento substancial na satisfação dos funcionários, resultando em aumento da produtividade.

As leis trabalhistas concentram as empresas na capacidade de um trabalhador de realizar um trabalho específico exigido, independentemente de raça, religião, sexo ou outros fatores.

A legislação trabalhista existe por vários motivos. Em primeiro lugar, a legislação trabalhista existe para garantir que o equilíbrio entre empregadores e empregados seja justo e igual.

A legislação trabalhista existe para garantir o bem-estar de empresas e funcionários, dando às empresas o direito de operar livremente, desde que não discriminem os funcionários e tenham um comportamento justo.

A legislação trabalhista atual dá aos empregadores a liberdade de contratar e demitir funcionários à vontade. Por outro lado, os funcionários, uma vez contratados por uma empresa ou indivíduo, têm certos direitos que devem ser respeitados.

Sem os regulamentos descritos pela legislação trabalhista, inúmeras questões e conflitos podem surgir. Em muitos casos, os funcionários correm grande risco de serem tratados de forma desumana e injusta. Para evitar que tais casos surjam, as sociedades devem tomar as medidas necessárias para elaborar leis que garantam aos trabalhadores direitos básicos e proteção.

Que Questões São Abrangidas Pela Legislação De Normas Laborais?

A legislação trabalhista aborda questões como discriminação no emprego, ambientes de trabalho seguros, remuneração e idade legal para trabalhar. Os empregadores devem aderir a essa legislação ou correm o risco de serem responsabilizados por várias agências e pelo sistema legal. Existem os seguintes tipos de leis para proteger os funcionários:

  • Normas Antidiscriminação:  Essas leis impedem a discriminação contra certas classes protegidas de indivíduos. Atualmente, é ilegal discriminar funcionários com base em gênero, raça, nacionalidade, religião, deficiência, idade e, em muitos lugares, preferência sexual. As leis antidiscriminação também protegem os denunciantes e alguns indivíduos que optam por se filiar a sindicatos.
  • Normas de segurança do trabalho:  Essa regulamentação define cuidados que a empresa precisa ter para evitar acidentes dentro do ambiente de trabalho, estes que possam comprometer a integridade física e a saúde dos funcionários que trabalham ali.
  • Normas sobre impostos, folha de pagamento e finanças: Existem várias diretrizes federais sobre o gerenciamento da folha de pagamento. Os empregadores também devem aderir às leis fiscais federais que regem o tratamento dos impostos sobre a folha de pagamento, retenção de impostos e Previdência Social, bem como as pensões dos funcionários.

Como A Legislação Trabalhista Previne A Discriminação?

A legislação trabalhista existe para garantir que os funcionários não sejam submetidos a qualquer tipo de discriminação. A discriminação no local de trabalho vem em uma infinidade de formas, mas muitas vezes é tão simples quanto recusar-se a contratar alguém por causa de sua raça ou etnia.

A discriminação contra outras pessoas com base na idade, orientação sexual, religião e gênero também é problemática. As funcionárias também podem ser discriminadas e demitidas injustamente após sofrerem uma lesão no local de trabalho ou tirarem licença-maternidade.

A legislação trabalhista atual proíbe a discriminação em praticamente todas as formas.

Além da discriminação, o assédio também é ilegal. Se um funcionário sentir que foi discriminado ou assediado no local de trabalho, ele tem a opção de entrar com uma ação legal contra seu empregador.

Quais São Os Benefícios Práticos Da Legislação Trabalhista?

A legislação trabalhista tem um impacto positivo na sociedade como um todo. Os funcionários recebem proteções em relação a salários por hora, segurança, justiça e folha de pagamento.

As leis também existem para educar os funcionários sobre suas responsabilidades e direitos. Se um funcionário sentir que seus direitos estão sendo violados por um empregador, existem várias agências disponíveis para ajudá-lo nesse sentido.

A legislação trabalhista também beneficia os empregadores. Os empregadores têm o direito de contratar e demitir funcionários à vontade. Desde que os funcionários não sejam demitidos por motivos discriminatórios, o emprego é geralmente considerado “à vontade”.

Ter legislação trabalhista em vigor cria uma sociedade mais humana e justa para todos. Essa legislação é necessária para prevenir o trabalho infantil, erradicar doenças e lesões e proporcionar aos funcionários um tratamento justo.

Leia também: Guia Do Empregador Para Rescisão Indireta.