CIPA: Entenda O Que É E Quais Suas Funções
É papel de uma empresa oferecer aos seus colaboradores as melhores condições de trabalho e estímulo a novos treinamentos. Por isso, a CIPA tem o objetivo de garantir a qualidade e segurança desses profissionais.
Embora muitas pessoas conheçam o termo CIPA ao comprar um imóvel, ela é fundamental em diferentes áreas de mercado. Afinal, tem o papel de controlar e ser intermediador entre líderes e trabalhadores.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Conheça seu significado, suas funções e os benefícios para o desenvolvimento de um negócio.
Afinal, o que é CIPA?
De modo geral, CIPA é a abreviação para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ou seja, uma comissão que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, seja em uma empresa ou em um condomínio.
A comissão precisa ser composta tanto por pessoas da empresa, como líderes ou síndicos, como por representantes dos colaboradores. A partir disso é possível determinar ações que reduzam os riscos durante o trabalho e aumente a produtividade.
Portanto, é uma maneira de garantir uma maior e melhor comunicação entre líderes e liderados, fomentando a melhora na relação e diminuindo riscos de acidentes. Para isso, é fundamental o investimento em capacitação e boas condições de trabalho.
Principais funções
Como podemos perceber, cabe a CIPA auxiliar no funcionamento da organização, principalmente na identificação de riscos à segurança e saúde dos trabalhadores. Portanto, é fundamental para propiciar um ambiente saudável e com menos problemas internos.
Sendo assim, entre suas principais funções está a observação e planejamento de ações preventivas junto ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Além disso, é responsabilidade da CIPA proporcionar aos colaboradores os melhores treinamentos possíveis, capazes de conscientizar sobre a importância de EPIs, por exemplo.
A CIPA é obrigatória?
De acordo com a NR 5 a obrigatoriedade da CIPA varia de acordo com grau de risco e o número de funcionários da empresa. As empresas de Grau 3 e 4 são obrigadas a ter a CIPA a partir de 20 colaboradores.
Já as organizações de Grau 2 têm a elaboração da CIPA como obrigação a partir da contratação de 51 colaboradores. Por fim, ao atingir o Grau 1, a partir de 81 colaboradores a empresa precisa desenvolver a sua CIPA.
Quais os benefícios da CIPA?
Agora que você já conhece tudo sobre a CIPA, é possível entender alguns dos principais benefícios do seu trabalho. Certamente, um deles é a possibilidade de oferecer melhores condições de trabalho.
Afinal, ela se baseia principalmente na iniciativa de prevenção de riscos e aperfeiçoamento contínuo dos equipamentos, ambientes e dos trabalhadores. Com isso, é importante para diminuir os índices de acidentes.
Além de extremamente importante para a melhora das condições para os trabalhadores, a CIPA oferece maior integração e conformidade com a Justiça do Trabalho. Afinal, a NR 5 obriga a implementação da CIPA em diferentes níveis.
Outro benefício da CIPA é a possibilidade de melhorar a credibilidade, ou seja, a imagem e reputação da empresa perante a população. Por fim, ela pode ser importante para a melhora do clima organizacional e da produtividade.
Esse fato acontece pela maior conscientização dos funcionários e do engajamento a partir de boas práticas de trabalho oferecidas pela empresa. Portanto, ambas as partes são beneficiadas pela boa organização da CIPA.
Passo a passo de como colocar em prática uma CIPA?
Para implementar uma CIPA na empresa é preciso entender as normas impostas pela NR 5. A partir dela, o primeiro passo é a necessidade do empregador convocar as eleições. Com isso, é preciso anunciar o processo eleitoral e convidar os empregados.
O segundo passo é formar a primeira comissão eleitoral, responsável por organizar e gerir as eleições. Entretanto, essa é apenas uma comissão de transição, que será substituída pela comissão escolhida na primeira eleição.
A partir da eleição, os colaboradores vão escolher os melhores candidatos que serão os membros da sua classe na comissão da CIPA. Posteriormente a empresa determina os membros da comissão.
Com as escolhas, em um número igual para os dois lados, todos passarão por treinamentos, com validade de 2 anos. O tempo mínimo de capacitação varia de acordo com o grau de risco da empresa, podendo ir de 8h a 20h de cursos.
É importante destacar que um mandato da CIPA tem duração de um ano, garantindo a possibilidade de reeleição para mais um mandato. Após esse prazo, o colaborador precisa esperar um ano para nova candidatura.
Funções dos membros da CIPA no dia a dia
Para entender melhor sobre o funcionamento da CIPA, é importante conhecer um pouco sobre as atividades dos membros no convívio diário na empresa. De modo geral, seguindo as regras da NR 5, os membros precisam participar de reuniões frequentes.
Nesses encontros são determinadas as medidas preventivas para a maior segurança dos trabalhadores, assim como o início das inspeções sobre as diversas áreas da organização.
O presidente da CIPA é o responsável por convocar e intermediar as reuniões, buscando sempre promover um ambiente harmônico.
Para garantir a eficiência do trabalho é fundamental a atualização da ata da reunião, tarefa que pode ser feita por qualquer membro.
Conclusão
No texto foi possível entender o que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA. Com isso, conhecer sua importância para garantir uma maior segurança para os colaboradores.
A comissão é composta por tanto por membros da empresa quanto por colaboradores eleitos por meio de uma eleição. De modo geral, eles têm o papel de debater condições de trabalho e treinamentos preventivos.
Por isso, a CIPA é extremamente importante para melhorar a segurança no ambiente de trabalho, diminuindo riscos de acidentes e conscientizando colaboradores. A partir disso, é possível melhorar o clima organizacional e a reputação da empresa.
Agora você já sabe o que é e como implementar uma CIPA. Portanto, coloque ela em prática na sua empresa, no seu condomínio ou na sua loja e ofereça um melhor ambiente de trabalho.