FAQ (Perguntas Frequentes)

01. Você sabe o que é um Programa Específico?

Programas específicos podem ser:
- Oportunidades focadas em determinadas áreas da empresa (exemplo: contratação de talentos para a área Comercial);
- Programas de Formação de Líderes;
- Programas de MBA;
- Entre outros.

02. Quais são as etapas do processo seletivo?

As etapas são definidas de acordo com o programa de cada empresa, mas geralmente são: divulgação, inscrições no site da empresa/consultoria, testes online, dinâmicas de grupo, avaliação oral de idiomas, entrevistas individuais e painéis com a presença dos gestores ou de pessoas da área de recursos humanos da empresa contratante.

03. Como ficarei sabendo se passei nas etapas do Programa?

Você receberá todas as respostas por e-mail e SMS. Poderá também acompanhar seu status em nosso sistema, utilizando sua senha de acesso. Daremos feedback tanto positivo quanto negativo.

04. Eu participei do processo seletivo para o Programa de Trainee/Estágio/Outros de uma empresa no ano passado. Posso participar novamente este ano?

Em nosso banco de dados, temos o histórico completo dos candidatos, ou seja, todos os projetos dos quais participou, que comunicados recebeu e até que etapa evoluiu. Embora tenha participado no ano anterior, é possível se inscrever no programa deste ano e participar da seleção normalmente.

05. Terei acesso às notas das provas online?

É importante esclarecer que todas as provas que a Foco Talentos aplica em seus candidatos são desenvolvidas com exclusividade para os projetos. O objetivo é tornar o processo totalmente personalizado. Em virtude dessa personalização, as notas de corte também são variadas e definidas juntamente aos clientes contratantes. Por esse motivo, você receberá apenas o resultado comunicando se foi ou não classificado.

06. O que é avaliado nas dinâmicas de grupo?

Se você foi chamado para essa etapa é porque seu currículo já foi analisado e aprovado. Uma dinâmica de grupo tem como objetivo avaliar apenas aspectos comportamentais e selecionar conforme a régua de competências solicitadas pela empresa contratante, isto é, cada empresa tem suas necessidades e busca nos candidatos competências que as supram.

07. Por que fui reprovado na triagem dos curriculos?

Saiba que o perfil das vagas é sempre definido pela empresa contratante e ele é composto por um perfil macro, englobando curso de graduação, ano de formação, idiomas e conhecimento de informática, além dos aspectos comportamentais. A primeira triagem é feita por meio da análise do currículo e, dependendo do número de inscritos, as empresas podem alterar o filtro macro, incluindo a cidade onde o candidato reside, por exemplo.

08. Estou tendo problemas para acessar meu perfil diretamente no site do Grupo Foco. No momento em que solicitam meu CPF e senha, digito os dados correspondentes, porém não consigo entrar. O que devo fazer?

É importante ressaltar que temos dois bancos de dados: o de Programas de Trainee/Estágio (o acesso é pelo site www.focotalentos.com.br) e o de Vagas Efetivas que é o www.grupofoco.com.br/cv (este solicita o CPF e a senha). Caso você encontre dificuldades, entre em contato pelo e-mail do programa ou pelo endereço: tmazini@grupofoco.com.br.

09. Não estou recebendo os e-mails do Grupo Foco. Como devo proceder?

Primeiro, você deve verificar se o seu servidor de e-mails tem anti-spam. Se tiver, você precisa informar ao servidor que os e-mails enviados do Grupo Foco não são spams. Verifique também se você cadastrou o seu e-mail corretamente na ficha de inscrição. Se depois dessas checagens você ainda encontrar dificuldades, entre em contato pelo e-mail tmazini@grupofoco.com.br.

10. Por que eu não consigo visualizar as salas de dinâmicas de grupo?

As salas de dinâmicas de grupo são abertas gradualmente no sistema e, assim que a sala estiver completa, com o número de candidatos disponibilizados para aquele dia e horário, ela fica invisível no sistema. Portanto, monitore o site para poder se inscrever em salas ainda não preenchidas, que são abertas no decorrer do programa.

11. Faltei na dinâmica de grupo. Como posso reagendar ou mudar o dia da dinâmica?

Se você faltou no dia de sua dinâmica, após o término das atividades seu status será atualizado como 'faltante' na etapa e você conseguirá se movimentar para obter uma vaga nas salas novamente. Só é possível alterar o dia de sua dinâmica até 24 horas antes do horário de início da etapa.

12. Na etapa de dinâmicas de grupo, receberei um e-mail a cada sala aberta no sistema?

Não. Você receberá um e-mail inicial com um convite para participar da etapa, mas depois deverá entrar no sistema e monitorar as salas. Caso você inicie a etapa e não haja nenhum horário disponível, volte a consultar constantemente.

13. Fui contratado pela Foco para trabalhar em minha atual empresa, mas quero participar de outros processos seletivos. Como devo proceder?

Se você foi contratado pela Foco, o sistema não permitirá sua inscrição em novos programas. Nesse caso, você deverá solicitar a autorização de seu RH por escrito para liberarmos o seu cadastro no sistema.

14. Fui contratado pela Foco para trabalhar em uma empresa, mas já me desliguei. Porém, não consigo me inscrever nos programas, o que devo fazer?

Entre em seu cadastro e atualize seus dados com a data de saída da empresa. Depois, envie um e-mail, com seu nome completo e CPF para o respectivo endereço do programa do qual quer participar.